sábado, 14 de junho de 2008

A representação da fé

Exposição A divina inspiração: sagrada e religiosa – Sincretismos, com curadoria de Carlos Lemos [arte sacra] e Vagner Gonçalves [arte religiosa afro], museu AfroBrasil

Dia 8 de junho.

Sincretismo é uma fusão de doutrinas de diversas origens, seja na esfera das crenças religiosas, seja nas filosóficas.
Na história das religiões, o sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de uma outra.*

*Pequeno glossário, porque eu não sabia o que era sincretismo.

A exposição apresentava os pontos comuns e no que se diferenciam o catolicismo e a umbanda e o candomblé, colocando lado a lado suas imagens de santos e entidades, comparando as influencias que uma causou na outra.
Achei interessantíssimo poder visualizar a representação das entidades da umbanda como Pomba-gira, Exú, Cigana, entre outras, que geralmente ficam só no imaginário da spessoas que ouvem falar. A forma que eles usaram de colocar os ‘souvenirs’ de uma e de outra religião colocados no mesmo local, como se fosse uma banquinha de feira retratou também a comercialidadew que acaba se misturando com a fé.
O ponto negativo da exposição foi que em alguns momentos ficava confuso saber qual era a intenção de algumas instalações.

[não foi autorizado fotografar a exposição, mas o museu emitiu um papel de visitação]

Nenhum comentário: